sábado, 4 de agosto de 2012

Emoções Inadequadas

Emoções Inadequadas

 

 

 

 

 

 

 

Quando a pessoa se encontra irada, perde a noção do que convém ou do que não convém. Provoca desarmonia no lar ou ambiente de trabalho que, por vezes, leva muito tempo para retornar ao normal, havendo inclusive situações de ruptura nas relações.
Jesus enfatizou inúmeras vezes que precisamos cuidar dos nossos sentimentos. Nos deixou o exemplo de paciência, que é a virtude a ser estimulada quando nos sentimos irados. Ter paciência é procurar manter a paz, a serenidade, resistir às influencias externas e ter controle sobre os seus atos.
A inveja é um desejo de algo que outra pessoa possui (habilidades, qualidades, bens materiais, títulos, etc) de maneira que a pessoa esquece das suas potencialidades e tem o seu foco naquilo que o outro conquistou.
Por apresentar uma relação com o egoísmo, a virtude que deve ser estimulada para controlar esta emoção é a caridade. A pessoa que desenvolve a caridade, desenvolve também amizade, compaixão, quer o bem do seu semelhante sem causar prejuízos.
A vaidade é uma emoção que estamos acostumados a associar normalmente apenas a questões estéticas. Esta emoção está muito associada ao orgulho. Este constitui um dos  grandes entraves ao crescimento espiritual do ser humano.
A virtude que se contrapõe a vaidade e ao orgulho é a humildade. Precisamos desenvolver esta virtude. A prática da humildade, certamente, é um dos exercícios a serem praticados para que possamos prevenir futuros problemas de saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...