quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Ser Feliz é uma Decisão - Emmanuel

Mulher andando
Uma senhora de noventa e dois anos, delicada, bem vestida, com o cabelo bem penteado e um semblante calmo, precisou se mudar para uma casa de repouso.
Seu marido havia falecido recentemente e a mudança se fez necessária, pois ela era deficiente visual e não havia quem pudesse ampará-la em seu lar.

Uma neta dedicada a acompanhou.

Após algum tempo aguardando pacientemente na sala de espera, a enfermeira veio avisá-las que o quarto estava pronto.

Enquanto caminhavam, lentamente, até o elevador, a neta, que já havia vistoriado os aposentos, fez-lhe uma descrição visual de seu pequeno quarto, incluindo as flores na cortina da janela.

A senhora sorriu docemente e disse com entusiasmo:

-Eu adorei!

Mas a senhora nem viu o quarto… Observou a enfermeira.

Ela não a deixou continuar e acrescentou:

-A felicidade é algo que você decide antes da hora.

Se eu vou gostar do meu quarto ou não, não depende de como os móveis estão arranjados, e sim de como eu os arranjo em minha mente.

E eu já me decidi gostar dele…

E continuou: 

-É uma decisão que tomo a cada manhã quando acordo. Eu tenho uma escolha, posso passar o dia na cama remoendo as dificuldades que tenho com as partes de meu corpo que não funcionam há muito tempo, ou posso sair da cama e ser grata por mais esse dia.

Cada dia é um presente, e meus olhos se abrem para o novo dia das memórias felizes que armazenei…
A velhice é como uma conta no banco, minha filha… de onde você só retira o que colocou antes.

* * *

A lição de uma pessoa idosa e sem a visão dos olhos físicos é de grande profundidade e contém ensinamentos valiosos.

E o primeiro deles é que a felicidade é uma decisão pessoal.
Depende mais da nossa disposição mental do que das circunstâncias que nos rodeiam.

Cada pessoa tem, na intimidade, o potencial de armazenar as belezas que deseja ver em sua tela mental, ainda que, ao seu redor, a paisagem seja deprimente.

Para isso é preciso construir um mundo de felicidade nesse banco de lembranças que Deus ofereceu a cada um de Seus filhos.

E quando se constrói um mundo de paz e felicidade, portas adentro da alma, é possível compartilhar essa realidade com aqueles que nos cercam.
Assim é que se não temos em nossa vida os enfeites que desejamos, arranjemos tudo isso em nossa mente. É uma forma de ver as coisas com olhar positivo e otimista.

Além disso, como toda criação começa na mente, é bem possível que venhamos a concretizar esse sonho alimentado na alma.

Se você ainda não havia pensado nessa possibilidade, pense agora.
Comece, sem demora, a depositar felicidade na conta do banco das suas lembranças, para poder resgatar sempre que desejar.

* * *
Se você abrir a janela, pela manhã, e seus olhos físicos puderem ver apenas paisagens deprimentes, abra as janelas da alma e contemple um jardim em flor.

Respire fundo e sinta o perfume de jasmim, de rosas e cravos, ouça o canto dos pássaros que voam, ligeiros, pelo ar.

Perceba a brisa acariciando seu rosto e curta a melodia dos grilos e cigarras que cantam para alegrar suas horas.

Decida ser feliz, ainda que seja uma felicidade que só você pode sentir.
E, lembre-se sempre: a felicidade não depende de como as coisas estão arranjadas, mas de como você as arranja na sua mente.


“A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação.” Chico Xavier – Emmanuel

Humanização em centro espírita!

KardeceJesus


Costumo dizer que o processo de espiritualização passa necessariamente pelo processo de humanização da criatura. Em outras palavras: necessitamos antes de pensar em "plano espiritual" refletirmos sobre a importância de sermos humanos, solidários e benevolentes uns com os outros antes de olharmos para os Céus.

Nosso campo de trabalho por enquanto é aqui na Terra, ou seja, devo atender bem os amigos que estão aqui na Terra, os companheiros da "boa luta" que fazem parte do meu cotidiano e que são meus próximos mais próximos. Outro dia recebi um e-mail com os seguinte conteúdo: o dirigente de minha reunião mediúnica é educado e gentil com os espíritos que se manifestam, todavia quando dirige a palavra para um membro encarnado de nosso grupo sempre vem bronca e de forma acintosa.

Diante do desabafo indago: Por que tratar bem o espírito desencarnado e não dar o mesmo tratamento ao espírito encarnado?

Ora, somos todos iguais independentemente da condição em que nos encontramos, ou não?

Então, de que adianta sermos educados com os espíritos se não o somos com os companheiros aqui da Terra? É preciso, pois, humanizar-se!

Outro ponto: algumas pessoas dão mais valor ao que vem dos espíritos do que dos homens. Se um Espírito diz algo ela acredita piamente, mas se é alguém encarnado logo passa pelo crivo da razão. Allan Kardec ensina que os Espíritos são apenas os homens que aqui viveram e deixaram a vestimenta carnal, portanto, não possuem nem todo o saber e nem toda a moral, refletem na espiritualidade suas tendências, manias e outras coisas que os caracterizavam quando encarnados.

Diante do ensinamento de Kardec concluímos que os Espíritos não sabem tudo e que palavras boas podem vir tanto dos Espíritos quanto dos homens que ainda estão na Terra. É preciso, pois, humanizar-se!

Dia desses visitei o CE Eterna Amizade de Pederneiras SP e o CE Cairbar Schutel em Matão SP e notei a recepção calorosa dos amigos aos que chegavam à casa. Designaram voluntários para recepcionar as pessoas e entregar mensagens. Ótima iniciativa. Tem muita gente que chega pela primeira vez ao centro espírita e é necessário receber com carinho essas criaturas.

O centro espírita precisa ser um lar também para os que ainda estão aqui na Terra. É preciso, pois, humanizar-se! Outra coisa interessante foi o que ocorreu em CE Eterna Amizade, o mesmo que citei acima.

Dia de finados e realizaram uma palestra para abordar o tema: Perda de entes queridos. Entretanto não se restringiram a divulgar aos frequentadores da casa, foram além, arregaçaram as mangas e divulgaram para toda a cidade. Foi uma noite memorável. Mães e pais, católicos, evangélicos e sem religião recebendo em seus corações o consolo proporcionado pela doutrina espírita. Uma beleza! Por isso estou sempre batendo nesta tecla: Antes de cogitarmos das bênçãos dos Céus é necessário trabalhar aqui na Terra. Antes de nos espiritualizarmos é imprescindível sermos mais humanos. Pensemos nisso.

Wellington Balbo

Mantendo a paz.. Em meio ao turbilhão da vida

images (24)Atravessamos um momento histórico singular e complicado…Nossas mentes estão sendo submetidas a uma verdadeira torrente de informações. Teremos condições de suportá-la? O mundo tornou-se invasivo. Ninguém mais está livre dos fluxos incessantes de informações, de novos conhecimentos que surgem a cada dia e testam as nossas capacidades. O futuro, com todas as suas mudanças radicais e profundas, está se aproximando de todos nós em alta velocidade e mesclando-se com o presente. Talvez cheguemos, em breve, a considerar cada ano anterior como o "passado" da Humanidade. Temos de descobrir fórmulas que nos permitam manter, mesmo em meio ao turbilhão do mundo, a nossa paz interior. Felizmente, a Natureza dotou os seres humanos de instrumentos para fazer frente aos problemas por eles mesmos criados. São os nossos potenciais mentais adormecidos. Há níveis conscienciais, nossa herança cósmica e espiritual, que podem abrir maravilhosos portais para outras dimensões. A primeira providência é depurar os conteúdos mentais, eliminando tudo aquilo que, sem licença, o mundo colocou em nosso interior e que não faz parte de nossa essência. Optemos pela paz, pela harmonia e pelo Amor Incondicional. Optemos pelo encanto, beleza e magia e transmutemos as imagens desarmônicas implantadas em nossas mentes. Somos "Seres de Luz"… Só precisamos despertar esse nosso lado divino e cósmico, para que as mais importantes mudanças em nossas vidas aconteçam. Se podemos pensar e sonhar, é porque existe uma estrutura consciencial complexa e maravilhosa. Poucas vezes lembramos que somos o Universo contemplando a si mesmo… Estamos rodeados de mandalas… Basta uma pequena mudança na nossa maneira de observar o mundo e elas surgem com todo o esplendor. Observamos o mundo e a Vida através de duas pequenas e belas mandalas chamadas de "olhos", as "portas da alma"… Presenciamos, no mundo inteiro, uma profusão de "mandalas" de origem desconhecida, os ''Crop Circles''. Perfeitos e misteriosos, só podemos atribuir a sua autoria a inteligências que estão em estágio evolutivo bem além deste em que se encontra a Humanidade. A Visualização Criativa Fundamental trabalha com a memorização de imagens que podem contribuir para o despertar de nossa memória cósmica e divina. Mantras (sons sagrados) e Yantras (formas sagradas) compõem uma fórmula perfeita para a Visualização Criativa Fundamental. Quando conseguimos visualizar mentalmente os desenhos mandálicos, cada um deles pode atuar como um "portal" para um novo nível de consciência. Esta é a razão pela qual, nestas mensagens, temos o cuidado de demonstrar, passo a passo, a construção de mandalas simplificadas. Fáceis de serem elaboradas, podem auxiliar no processo de Visualização Criativa Fundamental." (Texto extraído, em parte, da mensagem constante do vídeo "Civilização Solar – Visualização Criativa – 528 hz." – Abril de 2013, de Paulo R. C. Medeiros).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...